quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Clonar HD no VirtualBox

O VirtualBox é um software de virtualização da Oracle. Para quem não sabe virtualização é a criação de um ambiente virtual muito parecido com um computador real, através do qual podemos executar sistemas operacionais e aplicativos sem interferência na estrutura do sistema hospedeiro. Se você tem interesse em saber o que é virtualização, o google é seu amigo e você pode fazer download do VirtualBox, instalar e ver a coisa acontecer. Acredito que seja bastante esclarecedor ver o VirtualBox funcionando para entender, mas agora vamos ao assunto principal.

Estava fazendo uns testes com o VirtualBox onde preparei três máquinas virtuais (sem HD) adicionei uma HD a uma das máquinas, formatei e queria usar uma cópia dessa HD para cada máquina virtual em meus testes.

O intuito disso é simples, não ter que fazer uma nova formatação para o mesmo Sistema Operacional em cada máquina virtual (com Hardware igual ou muito semelhante).

Em um computador com Windows, as máquinas virtuais do VirtualBox ficam no diretório do usuário no Windows XP em c:\documents and settings\usuario e no Vista/7 fica em c:\users\usuario em um diretório chamado .VirtualBox

Não testei no linux, mas acredito que o diretório .VirtualBox fique em /home/usuario/

Nada a ver com o assunto, mas para quem não sabe por que alguns softwares criam esses diretório com . (ponto) no começo como .VirtualBox eis a razão, no linux o ponto antes do nome do diretório determina que esse diretório possui a propriedade oculto, diferente do Windows onde oculto é uma propriedade do sistema de arquivos (Fat/NTFS).

Continuando, se você tentar copiar um arquivo de HD como "hd antigo.vdi" para "hd novo.vdi" você não irá conseguir adicionar o arquivo novo no VirtualBox porque o ID do HD já está em uso. Para clonar corretamente um HD e gerar um ID correto você deve entrar pelo prompt de comando (cmd) no diretório de instalação do VirtualBox, que pode variar mas deve ser algo como "c:\arquivos de programas\oracle\VirtualBox", e digitar:

VBoxManage clonehd "hd antigo.vdi" "hd novo.vdi"

As aspas (") só são necessárias se o arquivo possuir o caracter espaço ( ), para que o programa entenda que "hd antigo.vdi" é um nome único e não dois parâmetros separados "hd" "antigo.vdi". Uma observação importante é que esse comando pode variar de versão para versão, em algumas versões ao invés de "clonehd" se usa "clonevdi".

3 comentários:

  1. O único do google que funcionou corretamente...
    Parabéns, solucionou meu problema

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como clono um sistema de um certo hd para jogar no virtual box.

    ResponderExcluir
  3. Charles, no site do Jailson Jan tem isto que você necessita:
    http://www.previsioni.com.br/jailsonjan/?p=389

    ResponderExcluir